Marque já sua consulta! Marcar
Rua Rui Barbosa, 3306 – Centro Campo Grande, MS
celsourologista@gmail.com
(67) 99954-0154 (WhatsApp Instituto de Urologia de Mato Grosso do Sul) (67) 3015-6916

Blog

Blog Details Image
10 de setembro de 2019

Câncer de Rim

O câncer é uma doença que, em geral, passa muito tempo sem manifestar sintomas muito notáveis. E, quando eles surgem, a doença já está em estágio mais avançado. O câncer de rim não é diferente, mas tem um agravante: a mortalidade desse tumor no Brasil é de 54% segundo o Globocan (projeto da Organização Mundial de Saúde que visa coletar, organizar e divulgar dados estimativos da incidência e mortalidade dos tipos mais comuns de câncer no mundo). Ou seja, a cada dois pacientes diagnosticados com a doença, um morre. Este é um perigoso alerta que evidencia ainda mais a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Sintomas

O câncer de rim surge principalmente depois dos 60 anos de idade e é muito mais comum entre os homens. Mas os sintomas não costumam se manifestar até que os tumores se tornam grandes. Quando surgem, os indicativos da doença são: – sangue na urina; – massa abdominal palpável; – dor na região lombar; – perda de peso inexplicável. Causas No entanto, as causas da maioria dos cânceres renais são desconhecidas. Algumas doenças podem potencializar o risco de ocorrência do câncer de rim. “Uma delas é a esclerose tuberosa, doença degenerativa causadora de tumores benignos que pode afetar diversos órgãos, como cérebro, coração, olhos, rins, pele e pulmões. Outra síndrome é a leiomiomatose hereditária, que leva os pacientes a desenvolver tumores de músculo liso chamados leiomiomas ou fibróides da pele e do útero”, aponta.

Diagnóstico e tratamento

Os exames de imagem (tomografia com contraste venoso ou ressonância magnética) permitem diagnosticar cânceres renais com uma sensibilidade de quase 95%. O principal tratamento para o câncer de rim é a nefrectomia radical, que é a cirurgia de retirada do rim juntamente com a gordura que o envolve. Até pouco tempo atrás, a cirurgia era feita com uma incisão de 20 centímetros na região lombar. Hoje, ela é feita com a técnica de videolaparoscopia ou Robótica, com incisões de 0,5 a 1 centímetro. Assim, diminui a dor pós-operatória, o risco de hérnias e infecções. Em alguns casos, dependendo do tamanho e da localização do tumor, pode se retirar apenas uma parte do rim (nefrectomia Parcial).

Prevenção

Para se prevenir do câncer de rim, a receita é a mesma que a de quase qualquer doença: hábitos saudáveis. Não fumar, praticar uma atividade física, o controle do peso e uma alimentação balanceada, com pouca gordura. Pacientes de hemodiálise, portadores de hipertensão arterial, fumantes e pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima da média estão no grupo de risco do desenvolvimento do câncer de rim e devem redobrar os cuidados.