18 de junho de 2019

Rastreio do Câncer da Próstata: Posição da Associação Europeia de Urologia em 2019

O câncer de próstata (PCa) é uma das três primeiras causas de mortalidade por câncer na Europa. Triagem em homens assintomáticos (55-69 anos) usando antígeno prostático específico (PSA) está associada a uma migração para uma doença de estágio inferior e uma redução na mortalidade específica do câncer. cerca de 100 homens precisam ser rastreados para evitar uma morte por câncer de próstata(CP). Embora essa proporção seja menor do que para o câncer de mama e de cólon, a longa história natural do CP significa que muitos homens morrem por outras causas. Como tal, o uso não seletivo de testes de PSA e tratamentos radicais pode levar a superdiagnósticos e excessivo tratamento. A Associação Européia de Urologia (EAU) apóia medidas para encorajar a detecção apropriada de CP por meio de testes de PSA, ao mesmo tempo que reduz o superdiagnósticos e o supertratamento. Essas metas podem ser alcançadas usando abordagens personalizadas estratificadas por risco. Para o diagnóstico, o maior benefício da detecção precoce provavelmente ocorrerá em homens avaliados usando os níveis basais de PSA com a idade de 45 anos para individualizar os intervalos de rastreamento. A ressonância magnética multiparamétrica, bem como as calculadoras de risco com base na história familiar, etnia, exame de toque retal e volume da próstata, devem ser consideradas para triagem da necessidade de biópsia, reduzindo assim o risco de superdiagnósticos. Para o tratamento, a EAU defende o equilíbrio entre a expectativa de vida do paciente e o risco de mortalidade por câncer ao decidir uma abordagem. A vigilância ativa é encorajada em pacientes bem informados com câncer de baixo risco e alguns de risco intermediário, uma vez que diminui os riscos de tratamento excessivo sem comprometer os resultados oncológicos. Por outro lado, a EAU defende o tratamento radical em homens adequados com CP mais agressivo. O tratamento multimodal deve ser considerado em cânceres localmente avançados ou de alto grau risco. Resumo: A implementação de triagem baseada em PSA deve ser considerada em nível populacional. Homens em risco de câncer de próstata devem ter um exame de sangue PSA de base (por exemplo, aos 45 anos). O nível desse teste, combinado com histórico familiar, etnia e outros fatores, pode ser usado para determinar o acompanhamento subsequente. Exames de imagem por ressonância magnética e novos biomarcadores devem ser usados ​​para determinar quais homens precisam de biópsia e como qualquer câncer deve ser tratado.

Tag Aqui