9 de julho de 2020

Cálculo Renal, Ureteral e Vesical

Os cálculos (pedras) são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor, hemorragia ou infecção ou bloqueio do fluxo da urina.

Os cálculos minúsculos podem não causar sintomas, mas os maiores podem causar dor intensa na área entre as costelas e o quadril nas costas.

Normalmente, um exame de imagem e uma análise de urina são realizados para o diagnóstico detalhado dos cálculos.

Em algumas situações, a formação dos cálculos podem ser evitadas com alteração da dieta e aumentando-se a ingestão de líquidos.

Quando os cálculos não são eliminados espontaneamente são removidos por litotripsia ou uma técnica endoscópica.

Os cálculos no trato urinário começam a se formar dentro de um rim e podem aumentar de tamanho no ureter ou na bexiga.

Dependendo da onde o cálculo está, este pode ser denominado cálculo renal, ureteral ou vesical.

A formação do cálculo é denominado como urolitíase, litíase renal ou nefrolitíase.

Na maioria das vezes, a doença é assintomática e por isso, passa muito tempo desapercebida.

No entanto, quando os cálculos passam a obstruir a drenagem urinaria, os sintomas mais comuns são dores importantes na região lombar ou abdominal inferior.

Outros sintomas que também podem ocorrer:

• Náuseas
  • Vômitos