Marque já sua consulta! Marcar
Rua Rui Barbosa, 3306 – Centro Campo Grande, MS
celsourologista@gmail.com
(67) 99954-0154 (WhatsApp Instituto de Urologia de Mato Grosso do Sul) (67) 3015-6916

Blog

Blog Details Image
27 de abril de 2023

Holep Tratamento da Próstata

A enucleação da próstata a laser, chamada de Holep, é uma técnica avançada e altamente eficaz para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), um problema comum em homens mais velhos. A HPB ocorre quando a próstata aumenta de tamanho e pode causar uma série de sintomas desconfortáveis, como dificuldade em urinar, jato urinário fraco e sensação de não esvaziar completamente a bexiga. (fig.1)

Fig. 1 – Hiperplasia Prostática benigna obstruindo o canal da urina.

Uma das grandes dificuldades nas técnicas de raspagem da próstata, como a RTU (Ressecção Transuretral), era a dificuldade em ressecar próstatas maiores que 80-100 gramas. Além disso, a raspagem da próstata muitas vezes causava sangramento maior e, em alguns casos, a necessidade de realizar a cirurgia aberta.

O Holep – Laser de alta potência para o tratamento da próstata aumentada

Tudo isso mudou com a técnica Holep. Em vez de raspar a próstata, é feita uma enucleação da próstata, retirando apenas a parte da próstata que cresceu, deixando a “casca” intacta. A enucleação é realizada com um laser de alta potência, que corta e vaporiza o tecido prostático. Como resultado, o Holep é capaz de tratar próstatas maiores que 100 gramas, com menor sangramento e uma menor taxa de recidiva dos sintomas. Além disso, o procedimento pode ser realizado sem cortes.

Fig.2 – Enucleação da próstata é como retirar o “miolo”, preservando a “casca”.
Com o tempo, a técnica foi sendo usada para próstata menores também, com resultados excelentes, especialmente relacionados à menor recidiva dos sintomas e também menor sangramento.

A técnica Holep apresenta uma série de benefícios em comparação com outras técnicas cirúrgicas para tratar a HPB. Primeiro, é uma técnica menos invasiva, o que significa que os pacientes experimentam menos dor e uma recuperação mais rápida. Em segundo lugar, o Holep é capaz de tratar próstatas maiores com menor sangramento e sem a necessidade de uma transfusão de sangue. E, finalmente, a técnica Holep apresenta uma taxa de recidiva dos sintomas muito menor do que outras técnicas cirúrgicas, o que significa que os pacientes podem desfrutar de uma melhora duradoura nos sintomas após o procedimento.